6 de mai. de 2010

Está no ar... o Falha Democrática

O Falha Democrática está no ar e, em breve, será impresso e distribuído gratuitamente. O objetivo principal do Falha é ser um espaço online dos alunos do atual 2º ano do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, em que nós, aprendizes desta desgastante e amada profissão, possamos postar qualquer texto, vídeo ou áudio de âmbito jornalístico (matérias, reportagens, opiniões, contos literários, críticas, entre outros). A ideia é inicial é do segundo ano, mas se o Falha for para a frente, todos os discentes de Jornalismo da Universidade Positivo poderão usufruir deste veículo informativo.

Não, não somos tão falhos democraticamente assim. O nome Falha Democrática vem de um problema presente na maioria dos alunos do 2º ano: a dificuldade na escolha de algo referente à sala. Demoramos pelo menos um mês para escolher nossa empresa de formatura, demoramos um mês para definir o modelo da camisa do curso e, afinal, houve muitas discussões sobre a escolha do nome. Votação não dá certo por aqui. Após muitas tentativas de nomes, uma que todos concordassem surgiu: Falha Democrática. Enfim um nome que resumia a falta de acordo entre os colegas que hoje enfrentam o segundo ano da não mais válida – quando o assunto é diploma – faculdade de Jornalismo. O Falha lembra Folha, nome dado a muitos jornais de destaque do Brasil. Além disso, democraticamente falando, há falhas no curso. Muitas e muitas falhas democráticas, que vão desde aos míseros alunos revolucionários do curso até parte do corpo docente e coordenação que tentam dominar os veículos da Rede Teia.

Nos próximos anos o Falha Democrática será o nosso veículo comunicativo online e impresso. Matérias de cunho impresso que não foram publicadas no Lona (Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo) por não atenderem aos interesses comerciais de tão aclamada instituição de ensino ou por mera proibição interesseira de algum orientador do jornal sairão aqui. Matérias que saíram no jornal em questão também sairão aqui, se for desejo do autor. Qualquer tipo de crítica e opinião sobre qualquer assunto será muito bem vinda. VTs televisivos e matérias rádiojornalísticas também sairão no veículo online.

Aqui serão defendidos os interesses dos alunos, e somente dos alunos. E nosso interesse é a publicação e divulgação de material jornalístico por nós produzidos, além de querermos mostrar nossa opinião sem censura. Ainda somos aprendizes de jornalistas e não funcionários de uma empresa com fins lucrativos.

Você pode entrar em contato com a gente através do email falhademocratica@gmail.com e pelo Twitter: http://twitter.com/democraciafail 

Que comece, então, nossa série de textos. Nascemos para incomodar e, muito mais que isso, informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário