18 de mai. de 2010

Intercom Júnior reúne trabalhos de estudantes de comunicação da Região Sul

Por: Aline Reis e Maria Carolina Lippi, de Novo Hamburgo,RS

Ontem foram apresentados os trabalhos de graduandos de Comunicação Social no Intercom Jr. Integrante do XI Intercom Sul 2010 – Comunicação, Comunidade e Juventude, em Novo Hamburgo – RS.
As apresentações de Jornalismo foram divididas em duas sessões, ambas coordenadas pelo Professor Dr. Luiz Ferraretto da Universidade Caxias do Sul (UCS). Após as doze apresentações da primeira sessão, houve debates sobre os temas explanados. Cerca de cinquenta pessoas presenciaram os estudos, entre eles, da Universidade Positivo. Willian Marcondes Bressan tratou do tema “Liberdade de imprensa X Liberdade de empresa; Alime Kamaia e Anna Luiza Garbelini falaram sobre “Festival Lupaluna, um exemplo de agendamento nas páginas da Gazeta do Povo” e Aline Reis e Maria Carolina Lippi discutiram sobre a relação entre mídia e esporte em “Comparativo entre diário esportivo Lance! e o caderno esportivo do jornal Folha de S. Paulo”. Todos os estudantes estão no terceiro  período.
Muitos dos trabalhos se basearam no estudo do jornalismo na internet. O web jornalismo ou jornalismo digital foi tema de Augusto Moreira Pinz, estudante de Jornalismo do sexto período da Universidade Católica de Pelotas. Seu estudo “O jornalismo digital mostrando uma comunidade ao mundo”, é um projeto de site jornalístico voltado com notícias da cidade gaúcha de Canguçu. Na cidade não há jornal impresso, somente aqueles vindos de Porto Alegre, estes que não dão atenção aos acontecimentos da cidade do estudante. O blog foi uma alternativa de Pinz para escrever sobre o que acontece na cidade de cinquenta e seis mil habitantes. Pela primeira vez apresentando no Intercom Júnior, o estudante apreciou a oportunidade de debater sobre o que foi apresentado pelos acadêmicos. “Adorei a questão do debate, foi muito bom. Há várias coisas boas para explorar em comunicação”.
O Coordenador Professor Doutor Luiz Ferraretto elogiou os trabalhos e a importância dos alunos, futuros pesquisadores e profissionais de mercado apresentar metodologia em seus estudos.  “Para ciência existe metodologia. Temos que ver de que ponto está olhando o problema e ver que ponto é empírico. Se estão fazendo pesquisa, você deve pensar em metodologia”.   Durante o dia de hoje, ainda haverá apresentações de trabalhos do Intercom Júnior e Expocom.

Um comentário:

  1. Olá
    Pesquisando na net cheguei até o blog. Ótima fonte de informação, e obrigado pela parte destinada ao Canguçu em Foco. abraços e sucesso!

    ResponderExcluir